top of page

"O Farol do molho norte, a Meloa e o Morango"_Gastro_Book Figueira da Foz #4


É com uma pré/sobremesa de verão que termino esta sessão de inspiração na Figueira da Foz, onde um farol tão desprezado por tantos, e tão glorificado por outros é o actor principal desta história. Começou meramente de uma sugestão após fotografarmos o #3 no rochedo perto do molho norte, encostado à avenida de Espanha.

Num estillo diferente de captura, optámos pelo indoor, onde o silencio do escuro da noite de marés se impôe mais realista. Por mérito que lhe confere, a este farol recrio uma versão de uma salada de verão, um dueto de doçuras diferentes, de um nível de apreciação diferente ligado pelas flores da flora perto da praia.

Esquematizando esta obra estão inseridos: O Morango cilíndrico, a sua pele, e ainda uma gelatina leve a compor o farol. Com este se liga o azeite de tomilho-laranja para "iluminar" os caminhos encandescentes da maré, ao mesmo tempo que o olhar do comensal se aproxima do prato. A Meloa em esferas e em crocante, onde fundimos o açúcar mascavado, a essência de meloa, o sésamo e ainda a manteiga em pó. Um suspiro de vinho branco reserva, e um creme italiano de morango completam o relevo da obra, e para a ligação e altura, o pão/esponja de pão de leite e mel junto de um gomo fino de lima que nos abre os olhos ao tocar no céu da boca. Resto será dizer que choveram rosas de água do mar com o chocar das ondas...

Figueira da Foz, Rua Billerud Ph: Cristina Aguiar Com um carinho especial para Catarina Valadas Norinho


bottom of page