top of page

Novidades do meu trabalho.


Como estava evidente, já nao relato nada mais concreto (à exepção dos diários de bolso que vão sendo mais práticos) desde Agosto. Tenho eu agora um tempo de folga para vos contar o que se tem passado, coisa que no último post disse que iria falar em breve.

Acontece que ainda em Agosto voei para a Holanda, com o intuito de trabalhar com um Chef muito peculiar, um chef de cozinha que tem conquistado o coração das pessoas pela sua forma de ser, e amar/cozinhar. Conheci-o numa Rota das Estrelas no ano de 2014, estava eu a completar o meu último estágio curricular no hotel The Yeatman, onde por coincidência fiquei como seu commis. Foram dois dias de pura concentração, injeção de cafeina, lodo, postura, correria, adrenalina, emoção, atitude e profissionalismo que levaram ao apreço tão elevado da sua forma de trabalhar. Falo de um chef que já não é nada estranho em Portugal, Michel van der Kroft.

Naquela rota das estrelas estava o meu desejo de trabalhar lado a lado com esta pessoa. Pessoa essa que me olhou nos olhos e me disse que um dia seria sim um grande chef, como sempre desmenti a parte do chef vocês sabem bem a porquê da minha filosofia. Pois é nesse Maio de 2014 conheci uma forma de estar na cozinha diferente, um "aproach" bem inigualável à sensibilidade de cozinhar. Mantivemos contacto e finalmente pelas circunstâncias na altura, acordamos que eu poderia viajar para a sua cozinha em breve. O restaurante ainda na sua primeira estrela.

Já perto do fim do ano nasce a segunda estrela para este restaurante na Holanda! Ainda mais um motivo de orgulho, mas nunca o motivo da minha viagem, pois eu vou para onde está a felicidade, e a aprendizagem, e foi sempre isso que me guiou.

Então depois dos meus projectos que já publiquei aqui no site, finalmente fiz as malas, e entrei pela primeira vez num avião. Nervoso como tudo, lágrimas para ali e sorrisos para acolá cheguei. Comecei eu uma nova aventura ainda não sabia muito bem até quando, num restaurante que por si próprio funcionava com uma filosofia muito parecida à minha, uma cozinha dos produtos mais simples também, digo vos eu que os nossos grandes pratos de peixe, foram Ruibo e Pescada, digo vos eu que me orgulhei de cozinhar e empratar todos os pratos de raviolis de queijo da serra, todos os Carabineiros com brandade, todas as inspirações portuguesas que aqui se fazem sentir derivado à veia portuguesa que a sua esposa lhe carrega o sangue.

Aqui na Holanda continuo, onde já vivi imenso e assisti a imenso, desde premios como Chef do Ano Gault Millau 2016, criações de novas parcerias com cadeias influentes, lançamentos e patrocinios de novos produtos de empresas mundiais na área alimentar, viagens, produtores, produtos, indústrias, patrimónios, culturas, e visões que me fazem ainda mais abrir os horizontes e me dão mais a certeza de que o mundo da cozinha é infinito. As pessoas vêm, as pessoas vão, e o que interessa no meio de tudo é como vemos o presente e o vivemos com sabedoria, e eu, estou a adorar cada dia!

Rafael Norinho

Ps: Em breve virão mais notícias acerca da minha passagem por Portugal. Em 2016 espero voltar com toda a força e toda a visão que se respira aqui.


bottom of page